terça-feira, 25 de março de 2014

Cronograma Capilar para cabelos quimicamente tratados e dicas de cuidados.

Olá meninas! Aqui é Giulia e vim aqui complementar o post anterior e ainda acrescentar umas dicas minhas de como cuidar dos seus fios! Elas são especialmente para cabelos tingidos com tinturas fortes, alisados ou/e  descoloridos.


Primeiro deixe-me explicar uma coisa aqui: a sua tintura, seu alisante (Tio Glicolato de Amônia) e o seu descolorante, normalmente, são a base de amônia. 
A amônia (amoníaco) agride os fios. Ela amolece a fibra capilar, deixando o cabelo fácil de ser moldado (alisamento) e também abre as escamas, permitindo que o pigmento penetre no fio e assim, você troque a cor do seu lindo cabelinho. :) Por isso tem meninas cacheadas que reclamam TANTO que perderam os seus cachos depois de descolorir, ou depois de muito tempo usando tinturas com amônia.
Quando utilizamos a amônia, o pH dos fios se eleva (e muito! Podendo chegar a 13,5!), e assim que ela abre caminho para poder chegar no córtex, porque quanto mais alto o pH dos fios, mais abertas estão as escamas. Por isso nós ruivas "fantasia" gostamos tanto do resultado de Intensificadores de Cor, porque eles são cheios de amônia.
Quando a exaguamos, o pH dá uma abaixada (fica entre 7 e 8) e quando neutralizamos, abaixa-se mais ainda (entre 3,5 a 5,5). E esse abre e fecha danifica os fios. Nossas escamas capilares foram feitas para ficarem sempre fechadas, e não abrindo e fechando que nem porta de banheiro público.
O problema é que nessa da amônia abrir as escamas, ela pode danificar (degradando) a queratina do córtex e da cutícula. E adivinhem o que acontece? O cabelo fica fraco e quebra :(
Nesse processo, a gente perde:  ceramidas, queratina e aminoácidos.


A primeira e melhor dica de todas, na minha opinião, é repor o que perdemos.  Simples, não? Então temos que repor, como dito ali em cima: ceramidas, queratina e aminoácidos.

E como faremos isso?
BeeenzaDeus que hoje em dia temos todos esses nutrientes prontinhos nas prateleiras, apenas esperando por nós!

Então, vamos lá!
Eu acho indispensável o uso de um shampoo reconstrutor.
Quando a Fernanda Grazina (beijo Fe!) me indicou usar shampoos reconstrutores, eu pensei que meu cabelo poderia ficar enrijecido ou meio ressecado. Mas assim que testei, me senti uma completa idiota em não ter pensado nisso antes! kkkkkk
A idéia é já ir repondo pelo menos o mínimo da queratina e/ou aminoácidos perdidos já na lavagem. E sim, eu sei que milhões pensarão "Mas e o excesso de queratiiina?". Menine, você usa amônia? Então relaxa que a cada retoque e a cada lavagem vai sair essa queratina reposta. Sim, shampoo com sulfato retira queratina do fio.

Invista numa boa máscara reconstrutora.
Claro que vai ser difícil, ou quase impossível, você achar uma única máscara boa de reconstrução por um preço baixo. Mas vale a pena investir pelo menos uns 30 reais em uma razoável. Cuidar do seu cabelo com Gota Dourada e Novex não vai rolar. E tente comprar uma máscara rica em aminoácidos, pois são menores que a queratina e penetram com maior facilidade no fio.

Faça a Cauterização Caseira pelo menos uma vez ao mês.
Ela vai devolver a queratina perdida e ainda, dependendo da máscara que você usar, os aminoácidos.

Se o cabelo está quebrando muito, faça também reconstruções semanais, com e sem queratina.
Temos a máscara Anti Age da Amend, que custa menos de 30 reais e não tem queratina. É um bom exemplo de máscara BBB. Você pode fazer a Cauterização Caseira no dia 01, no dia 08 uma reconstrução sem queratina, no dia 15 uma reconstrução caseira com queratina (apenas adicionar um pouco na quantidade de máscara que for usar+) e no dia 22 outra reconstrução sem queratina, por exemplo.

O colágeno é outro poderoso aliado
O colágeno é uma proteína que também ajuda a fortalecer nossos fios. Podemos comprar uma máscara com colágeno ou fazer hidratação de gelatina sem sabor ou até fazer umectação com Tutano de Boi (o natural é melhor), que eu adoro, por sinal.
Não se esqueça da ceramidas.
Ela é sua aliada para os fios não ficarem rígidos com o excesso de reconstruções. A Ceramidas é um lipídeo (gordura) que amacia, mas ao mesmo tempo fortalece o fio. Ela age como um cimento entre as escamas do fio, deixando ele mais forte e, digamos que "blindando-o". Ela diminui a perda de água, fazendo que a sua hidratação dure muito mais tempo. Ela também vai selar os aminoácidos dentro do fio. Olha que maravilha! Você pode comprar ampolas de Ceramidas (as de farmácia não são muito boas, mas quebram um galho SIM) ou comprar máscaras a base de ceramidas.

A segunda dica é tentar manter o pH dos fios baixo.
Está aí uma coisa que muitas se esquecem na hora de cuidar dos fios: o pH deles. O pH natural dos fios varia de 4,5 a 5,5, mas cabelos com química nunca estão por aí, sempre estão mais alcalinos (com o pH mais alto), e quanto maior o pH, mais abertas as escamas e maior a perda dos nutrientes tanto falados acima.

Então, como proceder?

Procurar usar máscaras com o pH mais baixo.
Isso é questão de costume. Parar para olhar o pH da máscara. Normalmente as que tem Ácido Cítrico logo no início na composição são mais ácidas.
Sempre usar condicionador depois da máscara.
O pH dos condicionadores NORMALMENTE é ácido (baixo), o que sela as escamas com o tratamento dentro dos fios. Lembre-se de deixar ele pelo tempo indicado na embalagem. Normalmente são 3 minutos.

Usar um acidificante uma vez na semana.
Ás vezes o condicionador não consegue dar conta de diminuir o pH dos fios sozinho, então eu recomendo uma vez na semana usar um acidificante no lugar do condicionador, que é um produto próprio abaixar o pH dos fios. A K.Pro tem um que custa uns 30 reais. Também dá para usar vinagre de maçã diluído em água (eu gosto da proporção 1:1) ou na quantidade de condicionador que você vai usar. Lembrando que o acidificante não tem tratamento, ele apenas abaixa o pH dos fios.

A terceira dia é fazer umectação com óleos vegetais
Eles repõem os lipídeos perdidos pelo uso de shampoos muito agressivos, ou pelas tinturas e tudo mais. O meu preferido é o de Pequi, mas pode usar até azeite.
Se os cabelos estão quebradiços, a dica é usar óleo de Tutano de Boi (não é vegetal, mas é ótimo!) ou óleo de rícino, que encorpam muito bem os fios.

A quarta dica é usar shampoo sem sulfatos.
Os Sulfatos são os agentes detergentes, que fazem espumam e limpam os fios, como o sodium lauryl sulfate. Mas existes outros agentes que agridem menos e limpam os fios também, como o  Cocamidopropylbetaine, presente na maioria dos shampoos sem sulfatos. Os sulfatos retiram MAIS do que o fio precisa para estar limpo, ressecando-o e danificando-o ao longo do tempo. Se você não consegue se acostumar a usar SÓ shampoo sem sulfato, não tem problema querida! Eu também não! Eles são retiram as parafinas e óleos minerais presentes na maioria das máscaras e cremes de pentear. Então intercalo o uso de shampoos com e sem sulfatos. Assim não tem chances de ficar nada acumulado nos meus fios.

A quinta dica é evitar ao máximo produtos com Parafina Líquida, Óleo Mineral e muito Silicone na fórmula.
Eles não tratam os fios, apenas os maqueiam, nos enganando que os fios estão bonitos e sedosos, mas não TRATAM a fibra capilar. Procure na composição de sua máscara. Se nela tiver esses componentes, já não é muito legal, e se eles ficarem logo no início na fórmula, piorou. A fórmula é organizada por ordem de quantidade de ingrediente. E quando mais Parafina e Óleo Mineral, menos tratamento real ela vai ter.

A sexta dica é não usar e abusar do secador e chapinha.
O calor faz com que a água dos fios evapore, ressecando-os. Mas, se for usar, use protetor térmico antes. Se você não consegue ficar sem a chapinha, espere o cabelo secar naturalmente antes de usá-la. Assim você tem menos uma agressão.

A sétima dica é usar sempre um creme de pentear / leave-in
Eles melhoram o pentear e ainda dão aquela hidratada final. Eu gosto de cremes de pentear Nutritivos (com óleos na fórmula). Acho que eles dão mais brilho e mais penteabilidade.


A oitava dica é cuidar do seu couro cabeludo.
Ele também sofre com as químicas. Existem muitas coisas que podem ser feitas nele, mas as que mais gosto são: esfoliação caseira (com iogurte e açúcar) e o uso do Tônico de Alho da Gota Dourada. Tem gente que usa outros tônicos, tem gente que usa óleos essenciais nele. Mas para mim isso já dá um bom resultado.
Não passe máscara no couro cabeludo e nem nenhum outro creme.

A nona e última dica é não pentear os fios de qualquer jeito.
Não penteie os cabelos enquanto eles estiverem muito molhados. Retire o excesso de água com a toalha, aplique seu creme de pentear e penteie com um pente de dentes largos (eu acho os de plástico melhores). Se achar que ainda não ficou muito bem penteado, espere ele estar levemente úmido e penteie com a escova. Assim você não vai agredir tanto mecanicamente eles.


Enfim meninas, essas foram as minhas dicas de Cronograma Capilar e cuidados com os fios com químicas. Gostaram? Espero que este post seja útil para vocês!

Um beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

terça-feira, 25 de março de 2014

Cronograma Capilar para cabelos quimicamente tratados e dicas de cuidados.

Olá meninas! Aqui é Giulia e vim aqui complementar o post anterior e ainda acrescentar umas dicas minhas de como cuidar dos seus fios! Elas são especialmente para cabelos tingidos com tinturas fortes, alisados ou/e  descoloridos.


Primeiro deixe-me explicar uma coisa aqui: a sua tintura, seu alisante (Tio Glicolato de Amônia) e o seu descolorante, normalmente, são a base de amônia. 
A amônia (amoníaco) agride os fios. Ela amolece a fibra capilar, deixando o cabelo fácil de ser moldado (alisamento) e também abre as escamas, permitindo que o pigmento penetre no fio e assim, você troque a cor do seu lindo cabelinho. :) Por isso tem meninas cacheadas que reclamam TANTO que perderam os seus cachos depois de descolorir, ou depois de muito tempo usando tinturas com amônia.
Quando utilizamos a amônia, o pH dos fios se eleva (e muito! Podendo chegar a 13,5!), e assim que ela abre caminho para poder chegar no córtex, porque quanto mais alto o pH dos fios, mais abertas estão as escamas. Por isso nós ruivas "fantasia" gostamos tanto do resultado de Intensificadores de Cor, porque eles são cheios de amônia.
Quando a exaguamos, o pH dá uma abaixada (fica entre 7 e 8) e quando neutralizamos, abaixa-se mais ainda (entre 3,5 a 5,5). E esse abre e fecha danifica os fios. Nossas escamas capilares foram feitas para ficarem sempre fechadas, e não abrindo e fechando que nem porta de banheiro público.
O problema é que nessa da amônia abrir as escamas, ela pode danificar (degradando) a queratina do córtex e da cutícula. E adivinhem o que acontece? O cabelo fica fraco e quebra :(
Nesse processo, a gente perde:  ceramidas, queratina e aminoácidos.


A primeira e melhor dica de todas, na minha opinião, é repor o que perdemos.  Simples, não? Então temos que repor, como dito ali em cima: ceramidas, queratina e aminoácidos.

E como faremos isso?
BeeenzaDeus que hoje em dia temos todos esses nutrientes prontinhos nas prateleiras, apenas esperando por nós!

Então, vamos lá!
Eu acho indispensável o uso de um shampoo reconstrutor.
Quando a Fernanda Grazina (beijo Fe!) me indicou usar shampoos reconstrutores, eu pensei que meu cabelo poderia ficar enrijecido ou meio ressecado. Mas assim que testei, me senti uma completa idiota em não ter pensado nisso antes! kkkkkk
A idéia é já ir repondo pelo menos o mínimo da queratina e/ou aminoácidos perdidos já na lavagem. E sim, eu sei que milhões pensarão "Mas e o excesso de queratiiina?". Menine, você usa amônia? Então relaxa que a cada retoque e a cada lavagem vai sair essa queratina reposta. Sim, shampoo com sulfato retira queratina do fio.

Invista numa boa máscara reconstrutora.
Claro que vai ser difícil, ou quase impossível, você achar uma única máscara boa de reconstrução por um preço baixo. Mas vale a pena investir pelo menos uns 30 reais em uma razoável. Cuidar do seu cabelo com Gota Dourada e Novex não vai rolar. E tente comprar uma máscara rica em aminoácidos, pois são menores que a queratina e penetram com maior facilidade no fio.

Faça a Cauterização Caseira pelo menos uma vez ao mês.
Ela vai devolver a queratina perdida e ainda, dependendo da máscara que você usar, os aminoácidos.

Se o cabelo está quebrando muito, faça também reconstruções semanais, com e sem queratina.
Temos a máscara Anti Age da Amend, que custa menos de 30 reais e não tem queratina. É um bom exemplo de máscara BBB. Você pode fazer a Cauterização Caseira no dia 01, no dia 08 uma reconstrução sem queratina, no dia 15 uma reconstrução caseira com queratina (apenas adicionar um pouco na quantidade de máscara que for usar+) e no dia 22 outra reconstrução sem queratina, por exemplo.

O colágeno é outro poderoso aliado
O colágeno é uma proteína que também ajuda a fortalecer nossos fios. Podemos comprar uma máscara com colágeno ou fazer hidratação de gelatina sem sabor ou até fazer umectação com Tutano de Boi (o natural é melhor), que eu adoro, por sinal.
Não se esqueça da ceramidas.
Ela é sua aliada para os fios não ficarem rígidos com o excesso de reconstruções. A Ceramidas é um lipídeo (gordura) que amacia, mas ao mesmo tempo fortalece o fio. Ela age como um cimento entre as escamas do fio, deixando ele mais forte e, digamos que "blindando-o". Ela diminui a perda de água, fazendo que a sua hidratação dure muito mais tempo. Ela também vai selar os aminoácidos dentro do fio. Olha que maravilha! Você pode comprar ampolas de Ceramidas (as de farmácia não são muito boas, mas quebram um galho SIM) ou comprar máscaras a base de ceramidas.

A segunda dica é tentar manter o pH dos fios baixo.
Está aí uma coisa que muitas se esquecem na hora de cuidar dos fios: o pH deles. O pH natural dos fios varia de 4,5 a 5,5, mas cabelos com química nunca estão por aí, sempre estão mais alcalinos (com o pH mais alto), e quanto maior o pH, mais abertas as escamas e maior a perda dos nutrientes tanto falados acima.

Então, como proceder?

Procurar usar máscaras com o pH mais baixo.
Isso é questão de costume. Parar para olhar o pH da máscara. Normalmente as que tem Ácido Cítrico logo no início na composição são mais ácidas.
Sempre usar condicionador depois da máscara.
O pH dos condicionadores NORMALMENTE é ácido (baixo), o que sela as escamas com o tratamento dentro dos fios. Lembre-se de deixar ele pelo tempo indicado na embalagem. Normalmente são 3 minutos.

Usar um acidificante uma vez na semana.
Ás vezes o condicionador não consegue dar conta de diminuir o pH dos fios sozinho, então eu recomendo uma vez na semana usar um acidificante no lugar do condicionador, que é um produto próprio abaixar o pH dos fios. A K.Pro tem um que custa uns 30 reais. Também dá para usar vinagre de maçã diluído em água (eu gosto da proporção 1:1) ou na quantidade de condicionador que você vai usar. Lembrando que o acidificante não tem tratamento, ele apenas abaixa o pH dos fios.

A terceira dia é fazer umectação com óleos vegetais
Eles repõem os lipídeos perdidos pelo uso de shampoos muito agressivos, ou pelas tinturas e tudo mais. O meu preferido é o de Pequi, mas pode usar até azeite.
Se os cabelos estão quebradiços, a dica é usar óleo de Tutano de Boi (não é vegetal, mas é ótimo!) ou óleo de rícino, que encorpam muito bem os fios.

A quarta dica é usar shampoo sem sulfatos.
Os Sulfatos são os agentes detergentes, que fazem espumam e limpam os fios, como o sodium lauryl sulfate. Mas existes outros agentes que agridem menos e limpam os fios também, como o  Cocamidopropylbetaine, presente na maioria dos shampoos sem sulfatos. Os sulfatos retiram MAIS do que o fio precisa para estar limpo, ressecando-o e danificando-o ao longo do tempo. Se você não consegue se acostumar a usar SÓ shampoo sem sulfato, não tem problema querida! Eu também não! Eles são retiram as parafinas e óleos minerais presentes na maioria das máscaras e cremes de pentear. Então intercalo o uso de shampoos com e sem sulfatos. Assim não tem chances de ficar nada acumulado nos meus fios.

A quinta dica é evitar ao máximo produtos com Parafina Líquida, Óleo Mineral e muito Silicone na fórmula.
Eles não tratam os fios, apenas os maqueiam, nos enganando que os fios estão bonitos e sedosos, mas não TRATAM a fibra capilar. Procure na composição de sua máscara. Se nela tiver esses componentes, já não é muito legal, e se eles ficarem logo no início na fórmula, piorou. A fórmula é organizada por ordem de quantidade de ingrediente. E quando mais Parafina e Óleo Mineral, menos tratamento real ela vai ter.

A sexta dica é não usar e abusar do secador e chapinha.
O calor faz com que a água dos fios evapore, ressecando-os. Mas, se for usar, use protetor térmico antes. Se você não consegue ficar sem a chapinha, espere o cabelo secar naturalmente antes de usá-la. Assim você tem menos uma agressão.

A sétima dica é usar sempre um creme de pentear / leave-in
Eles melhoram o pentear e ainda dão aquela hidratada final. Eu gosto de cremes de pentear Nutritivos (com óleos na fórmula). Acho que eles dão mais brilho e mais penteabilidade.


A oitava dica é cuidar do seu couro cabeludo.
Ele também sofre com as químicas. Existem muitas coisas que podem ser feitas nele, mas as que mais gosto são: esfoliação caseira (com iogurte e açúcar) e o uso do Tônico de Alho da Gota Dourada. Tem gente que usa outros tônicos, tem gente que usa óleos essenciais nele. Mas para mim isso já dá um bom resultado.
Não passe máscara no couro cabeludo e nem nenhum outro creme.

A nona e última dica é não pentear os fios de qualquer jeito.
Não penteie os cabelos enquanto eles estiverem muito molhados. Retire o excesso de água com a toalha, aplique seu creme de pentear e penteie com um pente de dentes largos (eu acho os de plástico melhores). Se achar que ainda não ficou muito bem penteado, espere ele estar levemente úmido e penteie com a escova. Assim você não vai agredir tanto mecanicamente eles.


Enfim meninas, essas foram as minhas dicas de Cronograma Capilar e cuidados com os fios com químicas. Gostaram? Espero que este post seja útil para vocês!

Um beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário